A Unidade Regional do Tribunal de Contas do Estado TCE-PA, sediada em Marabá, acaba de completar 10 anos. Para comemorar a data, foi realizado um importante evento, pontuado por palestras, trocas de experiências e falas que refletiram sobre o papelpedagógico da Corte de Contas e o impacto direto de sua atuação nos municípios.
A abertura oficial ocorreu na quinta-feira, 10 de março, no Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha, em Marabá, conduzida pelo presidente do Tribunal, conselheiro Fernando Ribeiro.
Durante uma década, a atuação do TCM-PA tem se destacando pelo fortalecimento da gestão pública e o pelo controle externo de uma extensa região, que abrange o sul e sudeste do Pará, que inclui 37 municípios. É resultado do processo de interiorização da instituição, e da consolidação sua aproximação com a sociedade.
Prefeitos, vereadores, servidores públicos e representantes da sociedade civil formaram um contingente de mais de 500 participantes, que prestigiaram a programação do primeiro dia.
A palestra de abertura ficou a cargo do ministro das Cidades, Jader Filho, que destacou a importância do Tribunal para a boa gestão pública. Sua fala se voltou também para a apresentação de projetos e programas que o Governo Federal destina, e que vai destinar, para os municípios paraenses.
O evento se revelou uma grande oportunidade para que representantes dos gestores de hospitais públicos do Pará, sediados na região, pudessem otimizar os seus conhecimentos sobre o papel do TCM-PA de controle e fiscalização das atividades públicas, realizadas no Estado.
Na região, dois importantes hospitais públicos do Pará estão sob a gestão da Aselc, que é uma das mais destacadas OSS dedicadas à gestão hospitalar. São o Hospital Regional Público do Araguaia – HRPA, com sede em Redenção, e o Hospital Público Regional de Rio Maria. A diretoria desses hospitais fez questão de garantir a presença de seus representantes para tirar o melhor proveito desse encontro.
Participaram do evento Eliene Neves, Diretora Hospitalar; Chirlandia Cunha, Coordenadora de Planejamento e Gestão da Qualidade; Rúbia Aguiar, Coordenadora de Administração de Pessoal; David Eunis, Coordenador Financeiro e Contratos e Rohan Bernartt, Coordenador da Tecnologia da Informação.
Para se ter uma ideia da importância da unidade regional do TCE-PA em Marabá, basta observar que a entidade já auditou mais de R$ 1 bilhão em recursos públicos, apenas na última década.
Em 2023, participou da Operação Nacional da Educação, fiscalizando escolas estaduais e municipais, e teve papel decisivo na análise da estrutura da PA-150, uma das principais vias da região, atualmente em situação crítica. Durante a pandemia, foi também o braço do controle externo na instalação do Hospital de Campanha de Marabá.
Para os profissionais da Aselc, que se decida à gestão de hospitais públicos, o evento representou uma oportunidade inestimável para reunir informações para tornar a gestão dos hospitais públicos sob sua responsabilidade, cada vez mais eficiente e transparente.
