O HRRM DÁ EXEMPLO DE PREVENÇÃO DE INFECÇÕES HOSPITALARES
As ações de prevenção e controle de infecção hospitalar começam com iniciativas bem simples, como a higienização das mãos.
Segundo as Diretrizes da Organização Mundial da Saúde – OMS, é indispensável que o profissional de saúde lave adequadamente as mãos antes de tocar o paciente, para evitar a transmissão de micro-organismos que podem causar infecções. A atitude é tão importante, que a OMS criou um dia mundial para que todos se lembrem.
Esse princípio foi a base da Campanha Anual de Higiene de Mãos, realizada em 2024, pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HRRM – Hospital Regional de Rio Maria.
A Campanha foi inaugurada justamente no Dia Mundial da Higiene das Mãos, criado pela Organização Mundial de Saúde, que transcorre no dia 5 de maio de cada ano.
As ações cobriram um período de cinco semanas, e tiveram como foco a promoção do conhecimento e no desenvolvimento de atividades importantes para a prevenção e controle da infecção hospitalar, incluindo destacadamente a higiene das mãos.
Para consolidar os conhecimentos e atitudes dos trabalhadores da saúde com relação à prevenção e higiene, o HRRM promoveu treinamentos, palestras, e ainda competições através de quiz entre residentes de medicina, envolvendo pacientes e acompanhantes.
Em outra atividade, profissionais realizaram avaliação da higiene das mãos, usando uma caixa de luminol, recurso que permite visualizar vestígios de eventuais sujeiras nas mãos, através a aplicação de uma substância reagente.
As ações realizadas em 2024 receberam as melhores acolhidas pelos profissionais, pacientes e acompanhantes, resultando em atitudes cada vez mais cuidadosas quanto à higiene e prevenção de infecções hospitalares.
Este é um bom exemplo de proatividade e conscientização, que melhoraram de maneira significativa, os resultados positivos alcançados pelo HRRM.






